Transparência e Ética, um compromisso global
Programa One Philips Ethics Line é implantado em todas as unidades da companhia no mundo
Muitos são os fatores que fazem com que a Philips seja reconhecida mundialmente.
A excelência de seus produtos e serviços certamente é o principal deles, porém, tão importante quanto, é a transparência e a ética com que a companhia conduz seus negócios.
E ao contrário do que muitos pensam, um ambiente de trabalho saudável e íntegro não é uma responsabilidade apenas dos altos níveis hierárquicos. Este é um papel de todos nós.
Atitudes individuais positivas são extremamente necessárias, no entanto, corrigir as ações que possam impedir o compromisso da Philips com a ética também é essencial.
Com o intuito de incentivar e permitir a comunicação de violações dos Princípios Gerais da Philips e de suas políticas relacionadas, foi criado o One Philips Ethics Line, um canal através do qual o colaborador pode fazer relatos anônimos, sem a preocupação de que essas informações possam levar a retaliações.
Implantado em agosto de 2005 na divisão de Medical Systems em todo o mundo, o programa foi se propagando e, desde o dia 10 de julho, já está presente em quase todos os países em que a Philips está instalada, onde é legalmente permitido.
“O One Philips Ethics Line já nasceu com o objetivo de ser expandido. Nosso desafio foi ajustá-lo a todas as culturas, visto que as peças criadas, apesar de serem traduzidas para 31 idiomas, são as mesmas para todos os países. Como o conceito apresentado nos cartazes e vouchers é entendido mundialmente, conseguimos alcançar o nosso objetivo”, afirma Ricardo Turra, VP de Auditoria Interna.
Vale ressaltar que todos os materiais foram criados e impressos no Brasil e só então enviados para as outras regiões.
E para comunicar sobre o programa, bem como a sua importância para a organização, foi desenvolvida uma campanha, composta por teasers com questões sobre ética no ambiente de trabalho, pôsteres, um flash com explicações sobre o programa, um site específico, além de artigos e matérias nas principais publicações da companhia.
O CEO Mundial, Gerard Kleisterlee, também teve uma participação efetiva na divulgação, através de uma carta enviada a todos os funcionários, na qual destacava o comprometimento da organização com o One Philips Ethics Line.
“Acreditamos que um comportamento ético é a base do crescimento de uma empresa. Temos plena confiança no programa, que necessita da participação do funcionário para seu sucesso”, explica Turra.
“É fundamental que todos saibam que a Philips toma as atitudes necessárias e age com absoluta rigidez. Não existe nenhum tipo de relato que não será analisado. Há casos mais difíceis, porém, todos serão vistos e revistos”, completa.
Sendo assim, faça a sua parte! Ao verificar ações que violem nosso código de ética e de conduta, entre em contato com o One Philips Ethics Line.Você estará ajudando a construir uma empresa ainda melhor.
©2004-2011 Koninklijke Philips Electronics N.V. Todos os direitos reservados.