De olho no mercado externo, Philips anuncia aquisição da Dixtal Biomédica
Valor Online
SÃO PAULO - A Philips anunciou hoje a aquisição da Dixtal Biomédica e Tecnologia, empresa líder nacional na fabricação de equipamentos hospitalares para monitoramento de pacientes. Com a compra, que não teve o valor divulgado, a Philips pretende transformar sua filial brasileira em uma base para exportação desses produtos aos países emergentes. Até então, a empresa era obrigada a importar os equipamentos para atender seus clientes no mercado interno.
Segundo o vice-presidente sênior de Cuidados com a Saúde da Philips para a América Latina, Daurio Speranzini Júnior, a intenção é quintuplicar a capacidade de produção da unidade da Dixtal, em Manaus, até o segundo semestre de 2010. Isso ocorreria por meio da automatização da linha de produção, que ainda é relativamente manual, segundo o executivo. Com a capacidade maior, a empresa tem planos de iniciar exportações para China, Índia e Leste Europeu, onde, segundo ele, estão as melhores oportunidades de crescimento.
De imediato, a Philips espera utilizar a capacidade atual da Dixtal para vender os chamados monitores beira-de-leito (que monitora os sinais vitais do paciente) aos países da América Latina, em especial os integrantes do Mercosul.
Empresa familiar presidida por Albert Holzhacker, também dono das cotas representativas de 100% das ações, a Dixtal liderava o mercado de monitoramento, com fatia de 58%. No ano passado, faturou algo próximo a US$ 60 milhões com a venda de monitores, ventiladores invasivos e suportes para anestesia.
Agora, como uma unidade de negócios da Philips, a empresa terá mantida a sua marca e sua estrutura. Pelos próximos três anos, também continuará sendo comandada por Holzhacker.
(Murillo Camarotto | Valor Online)